ENSINO FUNDAMENTAL I

A Escola é sem dúvida a instituição social responsável pelos avanços intelectuais da criança, onde ela pode construir seu conhecimento do mundo físico e natural, do meio social e evoluir em suas hipóteses a respeito dos conceitos matemáticos, da leitura e da escrita.
Conforme o que está escrito na Lei, há conteúdos que integram a parte comum, obrigatória e outros que compõem a parte diversificada. Na Escola Pedacinho de Gente a opção pela parte diversificada recaiu na Informática e Inglês.
O papel da avaliação decorre dos objetivos e metas educacionais. Avaliar não é simplesmente medir resultados ou comparar o produto final, mas é um processo do qual todos os que nele estão envolvidos participam como sujeitos.
Os instrumentos utilizados na avaliação sistemática que a Escola desenvolve, parte de observações direta da professora e indireta através de exercícios de expressão oral, expressão escrita e prática em sala de aula e mesmo fora dela, devidamente registradas em um caderno para anotações e em fichas previamente estruturadas.